quarta-feira, julho 24
Home>>Cotidiano>>OS NOVOS RECRUTAS DAS FORÇAS DE DEFESA DE ISRAEL
CotidianoCuriosidadesEuropaHistóriaHumorNotícias

OS NOVOS RECRUTAS DAS FORÇAS DE DEFESA DE ISRAEL

UMA HISTÓRIA INRÍVEL SOBRE AS IDF

Em 2015, o judeu franco-israelense Nadav Guedj representou Israel no Festival Europeu da Canção interpretando a música “Golden Boy”. Além do sucesso na Eurovision, a canção acabou por tornar-se viral quando quatro soldados das Forças de Defesa de Israel (IDF na sigla em inglês) foram filmados, com roupas militares, a dançar ao som da música. A Internet adorou, mas o comandante da tropa não. E os rapazes foram condenados a 21 dias de prisão por exibirem armas e roupas do exército em situação inadequada.

https://www.youtube.com/watch?v=jDQnN65Zf_s

Quando os soldados foram detidos, Nadav Guedj postou na sua página no Facebook o seguinte comentário: “Eu sei que eles não deveriam ter feito isso, mas vê-los a dançar nos deixou felizes aqui na Áustria [onde se realizava o festival]. Então, rapazes, embora vocês estejam presos, vou-lhes enviar algumas camisetas [estampado] ‘Golden Boy’, para que vocês possam dançar com roupas civis”.

Três anos depois, as IDF desculpam-se pelo excesso de zelo do comandante da forma mais adorável possível: Convidaram Nadav Guedj para interpretar “Ein Lach Ma Lid’og”, um hit dos anos 70, gravado pelo cantor israelense Uzi Fuks.

Mas, o que Nadav Guedj, as IDF e esta música têm em comum?

“Ein Lach Ma Lid’og”, ou “Você não tem com que se preocupar”, é uma música com uma história curiosa. Foi composta no auge da guerra do Yom Kippur, quando Telma Eligon recebeu do irmão, que estava na frente de batalha, um cartão postal pedindo para ela “não se preocupar”. Procurando tranquilizar a irmã, o soldado escreveu um texto onde fazia a guerra parecer um acampamento de verão, dizia que tudo estava bem, que ela não se preocupasse nem lhe mandasse bolo. Para o irmão de Telma, as únicas coisas que lhe fazia falta era papel higiênico, cuecas e camisetas.

A irmã pegou no postal, colocou o texto como se fosse uma correspondência entre namorados e o transformou numa poesia. Deu-o ao compositor Kobi Oshrat que fez a música e Uzi Fuks a gravou. Foi um sucesso tremendo e até hoje é cantada pelos soldados das Forças de Defesa de Israel.

Pois foi exatamente esta música que as IDF pegaram como símbolo do recrutamento militar deste ano de 2018, um recrutamento especial, pois marca os 70 anos de fundação do Moderno Estado de Israel.

O recrutamento começa agora em março e o vídeo feito pelas IDF mostra um grupo de recrutas chegando todo feliz ao seu primeiro acampamento, carregando seus instrumentos musicais. O comandante do regimento pergunta-lhes então se eles pensam que estar nas IDF é estar num acampamento de verão.

Na ponta da fila, a ouvir estático, está Nadav Guedj, que completou 19 anos e está obrigado a servir o Exército. O fato dele ter oferecido camisetas aos soldados punidos parece servir de mote. Estar na IDF é mais complexo que estar num acampamento de verão e camisetas lá não fazem falta.

O resultado é uma delícia! Aumente o som e ouça esta música que está, uma vez mais, a sacudir as Forças de Defesa de Israel. Agora com apoio do comandante. Abaixo, há uma tradução livre da letra da música.

VOCÊ NÃO TEM COM QUE SE PREOCUPAR

Você não tem com que se preocupar
Eu estou me cuidando e também me agasalhando
Você não tem com que se preocupar
É inútil, está tudo bem
Você não tem com que se preocupar, pois aqui está ótimo!
Bombardeia-se, como sempre,
Na verdade não nos falta nada.

Você não tem com que se preocupar
Aqui é uma colônia de férias e estamos felizes
Ontem tivemos até um tempinho para tomar banho!
Você não tem com que se preocupar.
Durmo bem, sonho com você, e quando voltar nos casaremos.

Mande-me cuecas e camisetas
Aqui todos já estão como uns animais
Lutamos como leões
A moral está em alta
E aqui no batalhão
Estamos pedindo um pouco de folga.
Amor, não me mande bolo

Você não tem com que se preocupar
Estou num lugar seguro
E entre um bombardeio e outro
Tenho tempo de descansar
Você não tem com que se preocupar
Doce bomba
Paciência amor
Falando sério, você não tem motivos para se preocupar.

Mande-me cuecas e camisetas…

ANDS | IDF | YEDIOT AHRONOT

0 Comments

  1. Que povo maravilhoso. Como eu gostaria que os brasileiros amassem nosso País pelo menos a décima parte do que o povo de Israel ama o seu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *