
Um dos noruegueses mais ricos do país, Einar Rasmussen, investirá o equivalente a 5.750.000 reais numa organização religiosa chamada BioCosmos, dinheiro este que deverá ser utilizado em pesquisas visando refutar, cientificamente, a Teoria da Evolução de Darwin.
A fundação está empenhada em propagar a teoria do “Design Inteligente”, que parte do pressuposto de que a natureza tem um carácter tão harmonioso que a Evolução não poderia ter ocorrido aleatoriamente, como Darwin teorizou.
Para os defensores da teoria do “Design Inteligente”, a Evolução seria o resultado de uma “engenharia” – ideia também defendida por Einar Rasmussen concorda. De acordo com o milionário de 81 anos, formado em engenharia naval e herdeiro de uma companhia de transportes fundada pelo seu pai, esta é a teoria que deveria ser ensinada nas escolas norueguesas.
“O meu desejo é fazer com que estas pesquisas modernas venham ao conhecimento do público geral. Esta teoria [“Design Inteligente”] vai contra Darwin em pontos muito importantes”, afirmou Rasmussen, a um canal de televisão norueguês. “A microevolução é algo que ocorre na natureza. No entanto, não observamos nenhum grande salto evolutivo, esse fenômeno não está documentado”, concluiu o milionário.