Uma das mais prestigiadas revistas de ciências do mundo afirma que o primeiro eclipse solar documentado aconteceu no dia 30 de outubro de 1207 a.C. e foi mencionado no Livro de Josué.
O PRIMEIRO REGISTRO DE UM ECLIPSE ESTARIA NA BÍBLIA
Segundo um estudo publicado nesta quarta-feira, 1º de novembro, na revista Astronomy & Geophysics da Sociedade Real de Astronomia da Universidade de Oxford, a referência mais antiga até agora registrada de um eclipse solar estaria nos versículos 12 e 13 do capítulo 10 do livro de Josué.
”Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom. E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.
Para os cientistas, as datas de alguns acontecimentos do mundo antigo, principalmente aquelas ligadas ao reinado do faraó egípcio Ramsés II, o Grande, deverão sofrer alterações caso esta informação venha a ser confirmada.
Colin Humphreys, um dos autores do estudo e professor da Universidade de Cambridge, diz que, se estas palavras descreverem uma observação real, “pode ter havido um evento astronômico muito importante e o nosso objetivo é entender exatamente o que significa este texto [de Josué]”.
Como o estudo foi realizado na Inglaterra, a versão da Bíblia consultada foi a King James, uma tradução datada de 1611 e onde a narrativa do evento descreve que “o Sol e a Lua pararam completamente”.
Para Humphreys esta expressão deve ser interpretada figurativamente, pois o sentido seria que “o Sol e a Lua pararam de brilhar”, argumento que leva o cientista a crer que se trata tão somente de um eclipse solar.
DESDOBRAMENTOS DA “DESCOBERTA”
Como os hebreus entraram em Canaã entre 1500 e 1050 a.C., durante o governo do faraó Merneptá, filho de Ramsés II, de acordo com os cálculos dos cientistas, o eclipse solar – observado durante a entrada de Josué em Canaã – teria ocorrido no dia 30 de outubro de 1207 a.C.
Para os cientistas ingleses, se este foi realmente o registro de um eclipse solar, esta descoberta pode determinar o período exato do reinado de Ramsés II e do filho Merneptá. Merneptá teria começado a reinar em 1210 a.C. e o reinado de Ramsés II teria sido de 1276 a.C. até 1210 a.C.
“Se estes cálculos forem aceitos, haverá um novo ajuste nas datas de vários reinados ao longo da História, o que nos vai permitir estudá-los mais detalhadamente”, explicou Colin Humphreys.
A reportagem publicada pela revista da Sociedade Real de Astronomia não é a primeira tentativa de transformar a resposta de Deus a Josué num fenômeno físico, pois em 2016 três pesquisadores da Universidade Ben-Gurion de Israel já haviam publicado um trabalho neste sentido.
Naquela oportunidade, o Dr. Hezi Yitzhak, cientista líder da equipe, afirmou que os estudos por ele coordenados apontavam a ocorrência de um eclipse solar que teria ocorrido entre os anos 1.500 e 1.000 a.C., quando os israelitas entraram na terra de Canaã. A pesquisa apresentada pela universidade judaica, que fica no Deserto do Neguev, chegou mesmo a precisar o momento exato do fenômeno: 16h28 do dia 30 de outubro de 1.207 a.C.
Naquela oportunidade, os cientistas israelenses só não conseguiram explicar, cientificamente, a origem da chuva de granizo citada no versículo 11 do mesmo capítulo: “E sucedeu que fugindo eles de diante de Israel, à descida de Bete-Horom, o Senhor lançou sobre eles, do céu, grandes pedras, até Azeca, e morreram; e foram muitos mais os que morreram das pedras da saraiva do que os que os filhos de Israel mataram à espada.”
Ao jornal Haaretz, Hezi Yitzhak confidenciou: “Nem todos gostam da ideia de usar a física para provar as coisas da Bíblia, e sei que isso pode ser interpretado como se estivéssemos racionalizando a fé, mas há muitas verdades históricas que têm uma evidência arqueológica por trás”.
Nós, que fazemos o Notícias de Sião, acreditamos que é mais fácil a Bíblia explicar a arqueologia e a física, do que estas conseguirem desacreditar que a mão do Criador esteve, está e estará sempre no controle da Sua criação.
ANDS | A&G | ZAP | HAARETZ