DESFILE EM HOMENAGEM ÀS SS PARARAM A CAPITAL LETÃ
Riga, capital da Letônia, foi palco nesta sexta-feira, 16, de um tradicional desfile em homenagem aos veteranos da 15.ª Divisão de Granadeiros da Waffen SS nazista.
As comemorações do Dia da Memória dos Legionários da Letônia atrai todos os anos um número considerável de pessoas e conta com uma bem estruturada organização, mas não é considerada uma cerimônia oficial. Na quarta-feira o parlamento letão vetou um projeto de lei que propunha transformar o dia 16 de março em data cívica nacional.
A 15.ª Divisão de Granadeiros da Waffen SS foi uma divisão de infantaria das tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, tropa esta que tinha como base a Letônia. Embora a liderança fosse alemã, a divisão era composta majoritariamente por voluntários daquele país.
Durante as comemorações desta sexta, alguns manifestantes protestaram contra a homenagem levantando cartazes onde se podia ler frases como: “Eles Lutaram por Adolf Hitler” e “Se eles pareciam nazistas e agiam como nazistas, eles eram nazistas”.
Um dos opositores foi preso depois de gritar em protesto contra os participantes da marcha.
Nazistas alemães e colaboradores letões levaram à quase aniquilação a comunidade de 70 mil judeus que existia na Letônia antes do Holocausto.
REPORTAGEM: NOTÍCIAS DE SIÃO EUROPA | IMAGENS: TVNET (desfile em Riga) BILD (15.ª Divisão de Granadeiros)
Absurdo no mundo de hoje com tantos meios de comunicacao pessoas ainda homenagearem a SS. O mundo esta em decadencia e sua memoria e curta.
O quarto reich esta ai e ninguem faz nada
Deus de abraao isac e jaco nos proteja
Infelizmente e uma verdade devastadora: anti semitismo esta vivo e ativo em muitos paises da Europa, Leste Europeu, e porque nao dizer, no mundo.
Israel que se prepare para receber um novo “EXODUS”.