AFINAL DE CONTAS, QUEM SÃO OS MANIPULADORES?
Um muçulmano postou comentário dizendo que o blog NOTÍCIAS DE SIÃO manipula fotos. Isso porque numa matéria sobre a pseudo Flotilha da Paz nós indicamos por setas detalhes que poderiam passar despercebidos nas fotos tiradas a bordo do navio turco Mavi Marmara.
Como resposta às críticas do muçulmano escrevemos um artigo onde desconstruímos a tese da manipulação mostrando que tão somente havíamos assinalado detalhes e não alterado dados. Na oportunidade dizíamos que a prática de alterar fotos é típica dos islâmicos e não dos israelenses e seus defensores.
Pois não é que na última terça-feira, dia 14 de setembro, dezessete dias após nosso artigo ser publicado, um jornal islâmico concretizou nossas denúncias?
A foto em questão foi publicada no diário Al Ahram que é o órgão oficial do governo egípcio. Na edição de terça-feira o jornal estampou matéria de primeira página com uma enorme foto manipulada por um programa gráfico qualquer. Na foto, o ditador do Egito, Hosni Mubarak, aparece desfilando em posição de liderança no lugar em que na imagem original está o presidente americano, Barack Obama.
A foto tirada no dia 1º de setembro registrava o presidente dos EUA, Barack Obama, na liderança de uma caminhada tendo ao seu lado o premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas. Ao fundo vinha o rei da Jordânia, Abdullah 2º, e lá no fundão o ditador egípcio Hosni Mubarak.
Visando aumentar o prestígio do chefe, os designers do “Al Ahram” decidiram inverter a posição dos líderes, colocando Mubarak na liderança da caminhada.
Ao ser questionado sobre a farsa, o editor-chefe do jornal, Osama Saraya, defendeu-a argumentando que eles publicaram a foto original no dia em que as negociações ocorrerem. Depois, fizeram a “montagem artística” sem nenhuma intenção de manipular fatos. Segundo Osama Saraya, eles queriam apenas “ilustrar o papel do Egito no processo [de paz]” e não mudar o sentido das reuniões que aconteceram em Washington.
Especialistas em manipulações, os muçulmanos pensam que todos agem como eles. Estão bastante enganados, pois Israel e seus amigos – como nós do NOTÍCIAS DE SIÃO – primamos pela verdade dos fatos.