quarta-feira, junho 11
Home>>Antisemitismo>>Aumento do Antissemitismo nos EUA será grande na próxima década
AntisemitismoEstados Unidos

Aumento do Antissemitismo nos EUA será grande na próxima década

Especialista alerta: judeus nos EUA estarão sob ameaça por pelo menos uma década

A comunidade judaica nos Estados Unidos enfrenta um cenário crescente de ameaças violentas que deve perdurar por pelo menos mais dez anos. O alerta foi feito por Kerry Sleeper, vice-diretor de inteligência da Secure Community Network (SCN), durante depoimento ao Subcomitê de Contraterrorismo e Inteligência da Câmara dos Representantes, nesta quarta-feira (11), informa o Jerusalém Post.

Sleeper, que já foi diretor assistente do FBI, pediu a criação urgente de uma força-tarefa nacional para proteger os judeus americanos, diante da intensificação dos ataques e do aumento de incitação online promovida por grupos ligados ao Irã, Hamas, Hezbollah e Estado Islâmico (ISIS).

Segundo o especialista, o centro de operações da SCN, que funciona 24 horas por dia, identificou 500 ameaças graves à vida (TTLs) em 2024, todas encaminhadas ao FBI. A estimativa para 2025 é ainda mais alarmante: 700 ameaças. Após o tiroteio de 21 de maio, que matou dois funcionários da embaixada israelense em Washington, analistas da SCN detectaram cerca de 6.000 ameaças violentas contra judeus nas redes sociais em apenas uma semana.

Segundo o Jerusalem Post, Sleeper destacou que essas ameaças são reforçadas por um “ecossistema persistente de redes anti-Israel que operam nos EUA e online”, com forte risco de ataques imitadores, como observado após o ataque com coquetel molotov em Boulder, Colorado.

Apesar do apoio do FBI e de outras agências, Sleeper lamentou a falta de uma estratégia nacional unificada. Ele informou que a SCN propôs ao Departamento de Segurança Interna (DHS) a criação de uma célula analítica para antecipar e mitigar ameaças, mas pouco foi feito até o momento.

Fundada em 2004, a SCN colabora com mais de 350 comunidades judaicas e centenas de organizações policiais em todo o país. Sleeper encerrou seu depoimento ressaltando a urgência de uma ação coordenada, pedindo que a força-tarefa proposta conte com representantes federais, estaduais e locais e tenha autoridade para agir preventivamente, inclusive com prisões, quando necessário.

ANDS | JPOST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *