
Hisham B. Ghassib é um físico teórico jordaniano, um “intelectual marxista”, foi reitor da Universidade de Tecnologia Princess Sumaya, instituição onde ainda leciona. Ghassib obteve o seu doutorado na Universidade de Manchester em 1974 e em 1975 tornou-se professor assistente de física na Universidade da Jordânia, em Amã.
No vídeo-denúncia, além da palestra onde assumiu que não teria problemas em juntar-se ao grupo terrorista, os editores do MEMRI acrescentaram trechos de outros pronunciamentos difamadores do velho professor.
“O judaísmo global é muito poderoso”, diz Ghassib num dos vídeos. “Hitler falou sobre isso. Historicamente, a força dos judeus vem do controle que eles têm sobre os bancos. Os bancos governam o mundo. O mundo é governado pela capital dos bancos. Os bancos internacionais controlam o mundo, e os judeus se aproveitam disso.”
Na palestra, Hisham Ghassib elogiou o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, dizendo que o terrorista “age de forma humana”, pois não ataca alvos civis, mas sim, e apenas, alvos militares israelenses.
Segundo Ghassib, o seu apoio ao Hezbollah independe das posturas religiosas da organização terrorista. Para o professor, “se eles lutam contra Israel, contra a América e contra os petro-reacionários, a bússola [do Hezbollah] está apontando na direção certa.”
Para Hisham Ghassib, “todas as palavras da religião judaica são desprezíveis, porque o judaísmo é uma religião desprezível”.
Hisham Ghassib é muçulmano.