O ENIGMÁTICO VALE DE JEZREEL
Moisés foi o autor do primeiro spoiler da história da humanidade. Logo após a queda do homem no Jardim do Éden, quando o ser humano viu-se desprovido da inocência em que fora criado e passou a enfrentar o terrível destino que escolhera, ele soube que sua vida não mais seria, com perdão do trocadilho, um paraíso.
Vista panorâmica do Vale de Jezreel
DEPOIS DA QUEDA
Após a falta de fé da mulher, uma atitude que resultou em desobediência, O Criador lhe disse que com dor ela daria a luz, que o desejo dela seria para o seu marido e que por ele seria dominada. Voltando-se para o homem, O Criador disse que ele também teria o quinhão que merecia pela sua desobediência, pois agora teria que trabalhar duro para comer de uma terra que havia-se tornado maldita.
Acabava, literalmente, a vida paradisíaca do primeiro casal da humanidade.
Mas antes deste vaticínio, o autor do primeiro registro da História soltou o seu spolier: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gênesis 3.15).
Estava decretado não só o fim da História do Homem, mas também a forma como o final se daria. À partir de então, toda a Sagrada Escritura tornou-se uma sucessão de spoilers.
Mas, afinal de contas, o que é um spoiler? Se você é jovem, já sabe, se não é, explico-lhe.
Spoiler é um termo originário do verbo inglês spoil, cujo significado é estragar. Acontece um spoiler quando alguma fonte de informação revela o conteúdo de algo que seu interlocutor ainda não sabe. O spoiler é uma espécie de desmancha-prazeres, é aquele indivíduo que conta os finais dos livros, os enredos dos filmes ou quem matou quem numa história.
Como a Bíblia é uma sucessão de revelações do que está por vir, em tese ela é também um conjunto de spoils, cujo exemplo mais enigmático é aquele que antecipa o resultado de uma batalha que acontecerá numa região de Israel conhecida como Vale de Jezreel.
O spoiler neste caso é claro: haverá uma batalha, a batalha oporá Israel aos seus inimigos e Israel vencerá. Fim.
O VALE DE JEZREEL
Não há nada mais precioso para os estrategas militares do que conhecer o terreno onde travará suas batalhas. Grandes derrotas aconteceram na história das guerras justamente pelo fato dos comandantes desconhecerem o terreno onde se daria a peleja ou as adversidades que encontraria pela frente. Hitler que o diga, pois foi pego de surpresa pelas particularidades da topografia, das nevascas e do preparo das tropas russas. Capitulou.
No spoiler bíblico da guerra final, as Sagradas Escrituras fazem a maior de todas as revelações ao indicar o local exato em que a batalha ocorrerá: O Vale de Jezreel!
Este vale é na verdade uma imensa planície onde no ângulo sudeste fica o local da antiga e importante cidade fortificada de Jezreel. A cidade que dá nome ao vale foi a capital do reino do Norte no tempo de Acabe e Jezabel. Para o leste, o vale desce até alcançar o Rio Jordão, na altura de Beth Shean.
Esta planície é uma das áreas mais estratégicas de Israel, constituindo-se numa via de comunicação natural entre a cidade de Damasco e o Mar Mediterrâneo. No período veterotestamentário, a região serviu de palco para diversos e renhidos combates.
A região, que tem o formato de uma verdadeira arena, é atravessada longitudinalmente de leste a oeste pelo rio Kishon que desemboca no Mediterrâneo. Esta área será palco de um grande embate escatológico que o evangelista João designou como o maior de todos os confrontos da História. João, um dos últimos spoilers das Sagradas Escrituras, afirmou ainda que nessa planície o povo de Deus sofrerá as suas mais lancinantes dores, mas também livrar-se-á para sempre dos seus algozes.
Aviões que hoje pulverizam plantações no Vale de Jezreel, amanhã farão outros voos.
UMA PALESTRA SEM SPOILERS
Até aqui os spoliers são bíblicos e bastante conhecidos, mas o convite que o BLOG NOTÍCIAS DE SIÃO faz à partir de agora está isento de spoilers.
No próximo dia 5 de Outubro acontecerá uma importante palestra justamente sobre esta região, palestra esta que abordará a história passada do vale, a sua importância estratégica no presente e a sua relevância nos acontecimentos futuros. Um importante evento, principalmente se levarmos em consideração que será apresentado sob a ótica de um investigador judeu, o Dr. Ariel Finguerman.
Ariel Finguerman é pós-graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) onde também fez o seu doutorado em Estudos Judaicos em parceria com a Universidade de Tel Aviv. Sua tese de pós-doutorado, sob o título “A Teologia do Holocausto”, resultou num livro publicado há cerca de três anos. O pós-doutorado foi feito na Universidade Hebraica de Jerusalém. Finguerman também é autor do livro “A Eleição de Israel – A controvérsia entre judeus e cristãos sobre a Doutrina do ‘Povo Escolhido’”.
Mesmo sem spoliers, percebe-se que trata-se de uma palestra imperdível! O evento é gratuito e quem estiver em Fortaleza, no Brasil, poderá acompanhar ao vivo, juntamente com a mesa moderadora, bastando para isso dirigir-se até à sede da coordenação do evento.
Todos os detalhes complementares podem ser encontrados no web-site do evento, acessando o link abaixo. NOTÍCIAS DE SIÃO apoia o evento e acompanhará a palestra.
INSCREVA-SE GRATUITAMENTE CLICANDO AQUI: INSCRIÇÕES
Cidade dinamarquesa com arquitetura inspirada em kibbutz do Vale de Jizreel
Que vale mais espetacular de lindo, Israel e o jardim do Oriente Medio mesmo.