PROJETO NACIONAL PALESTINO À BEIRA DO COLAPSO
“Os palestinos perderam o apoio do mundo árabe”, esta é a opinião do Dr. Mordechai Kedar numa entrevista concedida nesta quinta-feira, 4, ao Heritage Channel, o Canal 20 de Israel. Para Kedar, o mundo árabe está “cansado dos palestinos” e “o projeto nacional palestino está à beira do colapso”.
Mordechai Kedar numa entrevista ao canal árabe Al Jazeera
Especialista em assuntos do Oriente Médio, palestrante sênior na Universidade Bar Ilan e colunista da Rádio Arutz Sheva, Mordechai Kedar disse que a Autoridade Palestina está perdendo apoio no mundo árabe e que o número de ex-aliados está crescendo. Para Kedar, a intensificação de ações da Autoridade Palestina contra Israel fragiliza o interesse nacional e isso não vem agradando aos árabes-israelenses.
Segundo Kedar, o mundo árabe está cada vez mais impressionado com a “estabilidade interna de Israel” e com a segurança que os próprios árabes encontram no território israelense. Kedar disse ainda que os países árabes começam a perceber que a imensa população árabe residente em Israel não precisa viver fugindo e que mesmo aqueles que se encontram em territórios popularmente chamados de “áreas ocupadas” têm uma vida melhor do que a maioria dos demais árabes do Oriente Médio. Para Kedar, os países árabes começam a perceber que aquilo que eles veem “não combina com o que lhes foi ensinado sobre Israel”.
As decisões de Donald Trump estão surtindo efeito
UMA VITÓRIA DE DONALD TRUMP
Kedar explicou que o mundo árabe está cada vez mais irritado com a resistência da Autoridade Palestina em aceitar a decisão do presidente norte-americano Donald Trump de mudar a embaixada do seu país de Tel Aviv para Jerusalém.
“Acontece que Trump advertiu que irá parar de financiar países que votarem contra os EUA. E no Egito, por exemplo, ninguém quer deixar de receber comida apenas porque os palestinos querem Jerusalém. Portanto, neste caso, os palestinos conseguiram irritar muitos árabes em todo o Oriente Médio, porque as pessoas estão se perguntando: ‘Por que temos de continuar reféns dos palestinos no processo de paz com Israel? Se é nosso interesse ter paz com Israel, vamos continuar com isso e deixar que os palestinos resolvam por lá os seus problemas’”.
“Os palestinos perderam grande parte do apoio do mundo árabe e todo o projeto nacional palestino está à beira do colapso”, disse Mordechai Kedar. “Tudo isso porque Donald Trump puxou ‘a carta Jerusalém’ do meio do seu baralho”, concluiu o analista.
ANDS | CHANNEL 20 | ARUTZ SHEVA
Avise me das publicaçoes
Lamachia recebe visita de embaixador de Israel no Brasil – / 3 quarta-feira, 27 de dezembro de 2017 às 20h06 Brasília – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, recebeu em seu gabinete na tarde desta quarta-feira (27) o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Avraham Shelley. Durante o encontro, Shelley convidou o presidente da Ordem a participar do Congresso que será promovido naquele país em 2018 pela Israel Bar Association e para conhecer o sistema judiciário local. Também participou do encontro a presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB-DF, Clarita Costa Maia.
________________________________