HAMAS PROMETE SURPRESA
A Capital do Estado de Israel estava até agora fora do alcance dos rústicos foguetes lançados à partir da Faixa de Gaza. Entretanto, ao aproximar-se o início do Shabat, foram ouvidas sirenes de ataque aéreo em Jerusalém e comunidades vizinhas. Uma nuvem de fumaça permaneceu no céu depois que uma forte explosão foi ouvida. Ainda não tenho informações de que ponto específico terá sido lançado este artefato e a população da capital foi pega de surpresa, uma vez que o alcance dos foguetes é bastante limitada.
Pouco depois da sirene de ataque aéreo ter soado em Jerusalém, o braço militar do Hamas, Izz al-Din al-Qassam, reivindicou a responsabilidade pelo disparo. De acordo com a organização, trata-se de um foguete Qassam M76. Os que têm caído próximo a Tel Aviv são Qassam M75.
Eram 16:45H quando os alarmes soaram pegando de surpresa a população da capital, inclusive muitos habitantes de Tel Aviv que procuraram refúgio na distante Jerusalém. Distante para os padrões locais, uma vez que a cidade encontra-se a menos de 100 Km de Tel Aviv.
Denise e Inbar, duas jovens hierosolimitanas de 16 anos, disseram jornal Yediot Aharonot: “Estávamos sentadas ouvindo música, quando de repente a sirene soou. O primeiro sentimento foi de choque. Nós pensávamos que isso não iria acontecer com a gente.”
O jornal informou ainda que pouco antes do foguete atingir a área urbana de Jerusalém, um representante militar do Hamas havia prometido “uma surpresa em curto espaço de tempo.”
ÚLTIMAS
No seu último comunicado (05:30pm) as IDF confirmaram que os foguetes que atingiram Jerusalém não foram lançados do território israelense, mas sim à partir de Gaza. (Atualizado às 07:17pm – Hora de Jerusalém).