INTRODUÇÃO AO ANTISSEMITISMO INFANTIL
Imagem mais divulgada esconde a Estrela de Davi na página subsequente
Diversas lojas da rede de drogarias Kruidvat puseram à venda nesta segunda-feira, 3, um livro infantil de colorir onde uma das imagens mostra o ditador alemão Adolf Hitler de braço estendido a fazer a tradicional saudação nazista. Os livros estavam à venda nas filiais holandesas do grupo.
Além da imagem trazer o gesto típico da saudação nazista, no braço direito da figura estava estampada a suástica e no canto inferior da página seguinte havia uma Estrela de Davi no mesmo estilo em que os judeus foram obrigados a carregar na época do Holocausto, só que na cor azul. Durante o Holocausto a estrela era amarela.
Em menos de dois dias os livros foram retirados das prateleiras, principalmente depois que um pai publicou numa rede social a foto da filha segurando o livro. A criança, emblematicamente, faz-nos lembrar uma outra menina holandesa que morreu justamente durante a invasão nazista ao país: Anne Frank.
Menina holandesa, com cara de Anne Frank, mostra livro comprado na Kruidvat.
Além de recolher os livros, a Kruidvat comunicou seus clientes que abriu uma investigação para apurar o fato. “Lamentamos profundamente este incidente. Pedimos desculpa pelo transtorno”, diz o comunicado da empresa ao mesmo tempo em que informou que fará a restituição do valor pago a todos os clientes que adquiriram a publicação e estivem interessados em devolvê-la.
No comunicado, a Kruidvat pediu desculpas a seus clientes alegando que o livro foi impresso na Índia e até agora eles não sabem como a imagem, classificada simplesmente de “inadequada”, passou nos controles de conteúdo da empresa. Também não foi informado quantos exemplares do livro foram vendidos.
Com lojas na Holanda, Bélgica e França, a rede foi fundada em 1975 e no auge chegou a ter 1900 lojas e mais de 24.000 funcionários. Em 2002 foi adquirida pelo grupo chinês Watson incorporando um grupo que detém uma das maiores redes de drogarias de todo o mundo.
A Kruidvat é uma rede de drogarias no estilo da brasileira Pague Menos
Um fato que chamou a atenção da ANDS, responsável pela publicação do Notícias de Sião, é a forma como a mídia europeia vem dando cobertura ao caso. Além da cautela no uso das palavras, jornais, revistas e emissora de televisão procuram mostrar apenas a página onde aparece o ditador nazista, evitando mostrar a página sequente, onde encontra-se a Estrela de Davi.
A ideia até aqui passada é que se trata de um ato falho do autor do livro, que pretendia apenas mostrar às crianças personagens da história, pois havia também imagens de outros personagens importantes como Nelson Mandela, Albert Einstein e Abraham Lincoln.
Imagens da Euronews evitam mostrar a Estrela de Davi na página seguinte
Mas, se realmente era este o objetivo, porque na página seguinte, e sob o olhar amedrontador de Adolf Hitler, estava justamente um personagem, que não fica bem claro quem é, e uma Estrela de Davi?
Nestes tempos de crescimento exponencial do antissemitismo na Europa, esta não é uma resposta muito difícil de se dar.
Livro infantil da Alemanha Nazista: A história se repete.
ANDS | DAILY MAIL | EURONEUS
Postagem muito interessante, posso “reblogar” ?!
Sempre.
Mundo infame!
Republicou isso em jesusavedme.
Republicou isso em Cursando Históriae comentado:
Imagina se a “Moda” pega aqui em Terras Tupinikins?! Saudar Ferozes Ditadores ou figuras de comportamento questionável na História do Brasil…
… se bem que já existe gente saudando torturadores, exigindo Intervenção Mlitar, ainda, Escola com nomes de políticos militares, enfim, Desmentir ou Omitir barbáries da História é uma coisa, Exaltar e Homenagear publicamente torturadores e Ditadores de períodos problemáticos de nossa História, aí já é outra coisa.
Só mais um dia no Brasil.