
Bat Yam/Tamra, 15 de junho de 2025 – Uma série de ataques com mísseis iranianos deixou um rastro de destruição em Israel, com pelo menos oito mortos e cerca de 200 feridos, segundo autoridades. Em Bat Yam, ao sul de Jope, um míssil atingiu um prédio de apartamentos, matou quatro pessoas e deixou dezenas de feridos. Ainda há 20 pessoas desaparecidas. Em Tamra, no norte do país, outro ataque com míssil resultou em quatro mortes. Equipes de resgate trabalham para localizar sobreviventes sob os escombros.
O chefe do Comando da Frente Interna das Forças de Defesa de Israel (IDF), Major-General Rafi Milo, destacou a gravidade da situação: “O impacto mortal em Bat Yam é um lembrete de quão importante é seguir as diretrizes do Comando da Frente Interna”. Ele informou que, em Rehovot, outro alvo dos mísseis iranianos, um sobrevivente foi resgatado dos escombros. O serviço de resgate Magen David Adom relatou que 40 pessoas ficaram feridas no ataque a Rehovot.
As IDF responderam, atingindo a sede do Ministério da Defesa do Irã e depósitos de combustível. Um soldado israelense também foi morto em confrontos em Gaza, elevando ainda mais a tensão na região.
O presidente de Israel, Isaac Herzog, expressou profundo pesar em uma publicação na plataforma X: “Nossos irmãos e irmãs foram assassinados e feridos ontem à noite por ataques criminosos iranianos contra a população civil em Bat Yam, Tamra e outras comunidades. Judeus e árabes, cidadãos veteranos e novos imigrantes, incluindo crianças e idosos, mulheres e homens. Compartilho o luto das famílias e lamento a terrível perda. Oro pela recuperação dos feridos e para que os desaparecidos sejam encontrados. Lamentaremos juntos. Superaremos juntos.”

REAÇÃO DO PRINCIPAL ALIADO DE ISRAEL
Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump reagiu aos ataques em uma postagem na Truth Social, afirmando que os Estados Unidos não estiveram envolvidos nos ataques contra o Irã. Ele alertou que, caso o Irã ataque os EUA, enfrentará “o poderio militar americano em níveis nunca vistos antes”. Trump também sugeriu a possibilidade de mediar um acordo para encerrar o conflito: “Podemos facilmente fechar um acordo entre o Irã e Israel e acabar com esse conflito sangrento”, concluiu o presidente.
Enquanto as buscas por desaparecidos continuam em Bat Yam, Rafi Milo reforçou a determinação das equipes de resgate: “Dias difíceis nos aguardam, mas estamos determinados. Temos o espírito e a força para agir, proteger e continuar salvando vidas.”
A população israelense permanece em alerta, com as autoridades pedindo que as diretrizes de segurança sejam rigorosamente seguidas.
(Com informações do Times Of Israel)
ANDS | TOI