QUAL O INTERESSE COLETIVO DE BRASILEIROS E ISRAELENSES?
Como faz todos os anos, a Google, o maior motor de buscas da Internet, divulgou a lista dos termos e assuntos mais pesquisados na rede mundial de computadores no ano que está terminando. Se nenhuma catástrofe inesperada acontecer – e nenhuma pessoa famosa resolver dar chilique – Nelson Mandela dificilmente perderá o posto número 1 do ranking. Na sequência vem Paul Walker, iPhone 5s, Cory Monteith em segundo, terceiro e quarto lugares respectivamente, sendo que Harlem Shake, o maior besteirol do ano, fechou a lista Top Five.
Os brasileiros preferiram os programas de entretenimento televisivo, com o reality Big Brother Brasil liderando, seguido de uma lista de telenovelas.
Compartilho com vocês uma comparação que fiz e pergunto: afinal de contas, qual é o “interesse coletivo” que move brasileiros, israelenses e o resto do mundo? Veja o Top 10 de cada um e tire suas conclusões.
PARA ENTENDER ALGUNS TERMOS PESQUISADOS EM ISRAEL
Para uma melhor compreensão de alguns dos temas mais pesquisados pelos israelenses, aqui vão algumas informações.
VACINA CONTRA A PÓLIO – Em junho, a OMS noticiou a detecção do vírus da poliomielite tipo 1 em amostras de esgoto da vila beduína de Rahat, no sul de Israel. Na oportunidade a OMS considerou como “moderado” o risco de disseminação o que fez com que as pessoas buscassem informações de como preveniram-se contra a doença. É bom lembrar que a vacina contra a pólio foi desenvolvida pelo cientista judeu Albert Bruce Sabin.
GAFANHOTOS – Oriundos do Egito, no início do ano Israel sofreu uma das maiores invasões destes insetoc dos últimos 50 anos. Naturalmente, os israelenses correram ao Google para saber o que fazer, uma vez que fazer Harlem Shake não ia adiantar nada.
COFIX – Trata-se de uma revolucionária rede de fast-food “low cost” estabelecida recentemente em Israel. Depois de parar em um porto de gasolina para abastecer seu carro, Avi Katz pediu um café e um sanduíche. Quando foi pagar a conta, assustou-se com o preço e saiu dali decidido a revolucionar o mercado de fast-food na Terra Santa. Resultado: Como judeu não é de jogar dinheiro fora e os árabes não tem muito para fazê-lo, correram ao Google para saber onde está localizada a Cofix mais próxima.
CANTOR FAMOSO – Este foi o título aplicado durante algum tempo ao cantor Eyal Biton, mais conhecido como Eyal Golan. De origem iemenita e marroquina, Golan envolveu-se num escândalo no mesmo estilo daquele que derrubou o político italiano Sílvio Berluscone. Como a imprensa, até o nome vir à tona, tratava o caso como o de um “cantor famoso”, o termo bombou na net israelense.
GAMBA STYLE – Deixei este por último, embora no ranking apareça antes de “Cofix” e “Cantor Famoso”, pois quero terminar esta matéria compartilhando o vídeo que fechou o Top Five Israelense. Uma engraçadíssima paródia do mega-sucesso Gangnam Style, Gamba Style (Estilo Pimentão) aproveita a semelhança fonética das palavras Gangnam e Gamba para fazer uma sátira ao estilo israelense de comer legumes crus. Palitos de cenouras, aipo, pepinos e, principalmente, pimentões, não pode faltar numa rodinha de amigos. Principalmente se sobre a mesa estiver uma travessa com homus. Então, com vocês, um hit que já tem quase 35 milhões de visualização: Gamba Style!
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=bTy9gC8BAmQ]
Ótima matéria querido amigo Roberto!
E as explicações não poderiam ser mais claras!
Kol haKavod!